Será que existe um trabalho 100% original, nascido do grande “zero” criativo de seu produtor? Acreditamos com segurança que não. Toda e qualquer obra é resultado de um conjunto de fatores: família, sociedade, cultura e, principalmente, as obras que vieram antes.
Muitos autores clamam pela originalidade “pura”, aquela que é completamente livre de toda e qualquer influência, mas pensar dessa forma é se imaginar num mundo sem leituras, filmes, desenhos ou, indo mais longe, sem espaço, estruturas, climas, natureza. Porque a expressão artística passa pela etapa de copiar aquilo que você primeiro tem contato: as crianças copiam o mundo a sua volta, os desenhistas começam copiando seus artistas preferidos para entender como eles chegaram a certas soluções.
Após isso, transforma-se as ideias, dando uma direção muitas vezes não vista pela o “autor-influenciador”, encontrando pontos de vista inesperados para algo já conhecido e, por fim, chega-se à arte “original’, na verdade, a arte com a identidade e impressão única de cada artista, através da combinação de tudo o que ele sente, conhece, consome, é – naquele momento, por aquele instante.
Assim, a verdadeira arte não é algo “puro”, livre do mundo ao redor, mas algo completamente orgânico, uma miscigenação daquilo que nos faz humanos.
Então estude, transforme e combine!
Everything is a Remix é um documentário feito por Kirby Ferguson que procura investigar as origens, o presente e o futuro da produção de cultura e tudo o que a envolve. Dê o play e confira.