Aconteceu neste sábado, dia 27/07, no Estúdio Daniel Brandão, o Workshop TRABALHANDO COM QUADRINHOS: do esboço à publicação, com Ibraim Roberson. Foi um grande sucesso! A sala estava lotada e todos saíram satisfeitos com as dicas e ensinamentos ministrados por este grande desenhista de renome internacional.
Ibraim começou contando um pouco da sua história e dos bastidores do universo das Histórias em Quadrinhos. A sua vasta
experiência incluiu uma fase de vendas de originais na internet no início da carreira e um trabalho com o ramo da animação. Logo depois ele mergulhou na batalha dos testes para o disputado mercado americano. Através do site digitalwebbing conseguiu seus primeiros trabalhos remunerados com arte seqüencial. Pouco tempo depois conseguiu um grande trabalho através da Impacto Quadrinhos para a Avatar: O Guia de Sobrevivência a Zumbis – Ataques Registrados. Uma HQ muda de mais de 200 páginas escrita pelo renomado Max Brooks.
Com um desenho de acabamento refinado e um uso de tons de cinza espetacular, Ibraim logo chegou na Marvel. Desenhou Gambit, Novos Mutantes, X-men e outros. Também fez trabalhos para a DC Comics, como Catwoman. Atualmente trabalha para a editora italiana Bonelli, quebrando um paradigma de décadas. Desde a década de 70 que nenhum brasileiro conseguia trabalhar para a famosa editora de Tex e cia.
Ibaim Roberson dividiu com todos os presentes a sua metodologia de trabalho e o passo a passo de como se fazer uma página. O workshop teve alguns momentos muito ricos de prática onde cada aluno teve a oportunidade de criar uma seqüência em quadrinhos. Tópicos como narrativa, anatomia, movimento, acabamento e texturas foram pincelados.
Um dos pontos altos da oficina foi quando Ibraim sentou e demonstrou como ele produz um
layout de página. Incrivelmente lindo! Depois, os alunos tiveram a oportunidade de comprar o seu artbook a preço promocional e cada um deles ganhou de presente um desenho finalizado, caprichado, com um acabamento fantástico de seu personagem preferido.
Uma tarde para entrar para a história do Estúdio Daniel Brandão e para ficar na memória de todos os presentes.
*Todas as fotos que ilustram essa matéria são de Milena Celli.